Anderson Silva está definitivamente de volta ao UFC. Após ter sua volta aos octógonos confirmada para janeiro de 2015 – em duelo diante de Nick Dias – e também ter renovado com a organização por mais 15 lutas, o Spider foi oficializado nesta quarta-feira como um dos treinadores da quarta edição do TUF Brasil. O outro treinador será Maurício Shogun Rua, ex-campeão dos meio-pesados. Diferentemente das outras edições – onde os treinadores normalmente se enfrentavam ao fim do programa – dessa vez os treinadores não lutarão entre si, mas farão parte do mesmo card.

As três primeiras edições do TUF Brasil tiveram como cidade-sede São Paulo. Desta vez porém, o programa será gravado em Las Vegas, no estado de Nevada. A filmagem deve acontecer nos primeiros meses de 2015, e a previsão é que o evento vá ao ar já no mês de abril.

Anderson e Shogun serão os treinadores do TUF Brasil 4. (Foto: UFC)

Ao comentar sobre os novos treinadores do TUF Brasil 4, Dana mostrou empolgação ao comentar sobre o Spider.

– Muita gente estava preocupada em nunca mais ver o Anderson de volta ao UFC. Mas ele não está de volta somente no octógono, ele também está prestes a ser treinador do TUF pela primeira vez. Anderson está mais focado e mais comprometido como eu nunca vi antes e eu mal posso esperar para ver o melhor de todos os tempos passando seu conhecimento e sua sabedoria para a nova geração de lutadores brasileiros. – declarou Dana White ao site oficial do UFC.

Anderson também falou sobre esta nova experiência e se mostrou ansioso para o novo desafio.

– Posso passar a esta nova geração um pouco da minha experiência. Vou poder ajudar com os meus valores e meu conhecimento sobre as artes marciais. – completou Spider.

Anderson e Shogun deram os primeiros passos no mundo do MMA juntos e chegaram a ser companheiros de equipe quando eram membros da Chute Boxe. Enquanto Shogun viveu a melhor fase de sua carreira lutando pela extinta organização PRIDE, Anderson Silva triunfou no UFC, sendo o detentor do cinturão dos médios por mais de sete anos e considerado por muitos o melhor da história da organização.

A primeira edição do TUF Brasil teve como técnicos os algozes Wanderlei Silva e Vitor Belfort. No TUF 2, os treinadores foram Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum. Já para a terceira edição, Wanderlei Silva foi novamente chamado, desta vez o seu desafiante foi o polêmico americano Chael Sonnen.

Vale lembrar que tanto o Spider quanto Shogun já tem compromissos marcados para antes do início do programa. Shogun volta aos octógonos no dia 8 de novembro, quando enfrenta Ovince St Preuz, em Uberlândia. Enquanto isso, Anderson retorna após um ano afastado por lesão para enfrentar o polêmico Nick Diaz, no evento principal do UFC 183, que acontece no dia 31 de janeiro em Las Vegas.

Votar