Como ocorre em todos os esportes, é necessário ter um conjunto de regras e lineamentos que determinem como deve ser disputado, que condutas estão corretas e quais não, o que pode ser feito e o que não. Mais ainda no mundo das artes marciais mistas. Devem ser colocadas regras fixas a serem respeitadas, para que o esporte seja praticado sem violência excessiva e para que os enfrentamentos sejam justos ou equilibrados, quanto a categorias e métodos de luta. Já que há diferentes disciplinas e categorias dentro delas.

É por isso que a Comissão Atlética do Estado de New Jersey criou um conjunto de normas, as quais ficaram reunidas como “Regras unificadas de conduta do MMA”, em 2000. Depois disso, com o passar dos anos, estas foram sofrendo diferentes modificações, adaptando-as às novas necessidades. Por terem sido elaboradas nos Estados Unidos, algumas regras são alteradas ou não até não consideradas, no caso das lutas fora do território americano.

A seguir, vamos deixar um resumo com algumas das questões mais importantes, consideradas nesse conjunto de normas.

Sobre as regulamentações do MMA

1- Rounds

Os rounds devem ter uma duração de cinco minutos, havendo um intervalo de um minuto entre cada um deles, para descanso dos lutadores. As lutas que forem por títulos podem ter até cinco rounds. Mas as lutas comuns não deveriam ter mais de três.

2- Trajes

Os lutadores devem vestir shorts aprovados e não podem levar calçado. Podem ser utilizadas tanto tornozeleiras como joelheiras, mas não é permitido nenhum tipo de camiseta, rashguards, camisas, quimonos nem calças.

As luvas permitidas são as leves (com um peso de quatro a seis onças), deixando os dedos livres. Devem ser novas e têm que estar previamente aprovadas pela Comissão Atlética local. Estando completamente proibido utilizar luvas pessoais.

As bandagens de mãos permitidas devem ser gazas leves, sendo colocadas ainda nos vestiários, sob a supervisão de um inspetor e do cornerman chefe do oponente. É obrigatório o uso de protetor bucal, por parte de todos os lutadores. O que terá que ser devidamente avaliado, pelo médico presente no dia do evento. Fica proibido o uso de joias e piercings.

3- Equipamentos

Em cada luta, deverá ser fornecido um balde limpo, uma garrafa de plástico para água, um banco para cada competidor e cadeiras para cada cornerman. Todo equipamento necessário deve ser limpo ou substituído, depois de cada luta.

Quanto à vaselina, somente pode ser utilizada no rosto e deve ser aplicada de fora do ringue, sempre com a presença de algum inspetor supervisando que tudo seja feito cumprindo as normativas.

4- Arbitragem e julgamento

As únicas pessoas que podem interromper uma luta são o médico designado para o evento e o árbitro.

Há vários tópicos que os juízes devem avaliar nas lutas, entre eles:

– trocações efetivas
– agarramentos efetivos
– controle da área de luta
– agressividade efetiva
– defesa.

O sistema que deve ser adotado em todas as lutas é de 10 pontos por round. Três juízes determinam o placar em cada round, se o vencedor daquele round tem 10 pontos e o perdedor, nove ou menos. Se um juiz considerar que um round terminou em empate, tem que outorgar 10 pontos para cada um dos lutadores.

Se um round é qualificado como 10-9 é porque um lutador dominou por uma margem relativamente pequena. 10-8 tem que ser colocado quando o domínio de um dos lutadores é um pouco maior. Já se for 10-7 quer dizer que um lutador dominou por completo o adversário. Isto é porque, em New Jersey, o mínimo que pode ser colocado é de 7, mas em outros lugares pode haver variações.

5- Advertências

Há algumas ações que podem gerar uma advertência por parte do árbitro, as que também podem terminar em alguma punição. Alguns exemplos são segurar-se nas cordas do ringue e segurar as luvas ou shorts do oponente.

6- Faltas

Algumas das faltas penalizadas nas lutas são:

– cabeçadas
– dedo no olho do adversário
– mordidas e cuspidas
– puxar os cabelos
– pegar o adversário pela boca
– golpear a parte de trás da cabeça
– aplicar joelhadas no adversário caído
– pisar no adversário estando no chão
– utilizar linguagem abusiva
– atacar no intervalo
– desrespeitar as instruções do árbitro

7- Resultados possíveis

– Submissão (finalização)
– Submissão ou finalização técnica
– Nocaute técnico
– Nocaute
– Por decisão unânime, dividida ou maioritária
– Empate
– Desclassificação
– No contest

Há diferentes normas que podem não ser aplicadas dependendo do lugar, assim como outras que são utilizadas especificamente nesses locais. Mas esse é um resumo daquelas mais importantes.

Saiba mas sobre as lutas e receba bônus!

O que são as regras unificadas de conduta do MMA?
Votar