O que parecia pouco provável, aconteceu. Em luta histórica, o brasileiro Rafael dos Anjos dominou o até então campeão Anthonny Pettis durante os cinco rounds da luta principal do UFC 185 e conquistou o cinturão dos pesos leves. Superior durante todo o combate, o brasileiro não deu chances ao ex-campeão e teve seu braço erguido ao final da luta, com um triplo 50-45. Com a vitória, o brasileiro se tornou o primeiro campeão não americano dos pesos leves do UFC.
O triunfo sobre Pettis é o nono de Rafael dos Anjos em seus últimos dez combates. Antes, o brasileiro já havia passado por cima de nomes de peso como Benson Henderson, Donald Cerrone e Nate Diaz. Seu único revés nessas últimas dez lutas aconteceu diante do russo Khabib Nurmagomedov, quando perdeu por pontos. Foi a 24ª vitória de Dos Anjos em 31 lutas na carreira. A vitória do brasileiro interrompeu uma sequência de cinco vitórias seguidas de Anthony Pettis. Foi a terceira derrota de Pettis em 21 lutas.

Dos Anjos controla os cinco rounds e se sagra vencedor

A maneira tranquila com a qual Rafael Dos Anjos derrotou Anthony Pettis chocou a muitos, dentre eles o presidente do UFC, Dana White, que classificou a atuação do brasileiro como “inacreditável”. Durante os cinco rounds, Rafael tomou o centro do octógono e controlou as ações da luta, completamente neutralizando Pettis em pé e ainda somando vários takedowns. O ex-campeão não assustou em nenhum momento da luta, tentou alguns chutes, mas foi pouco efetivo, parecia incrédulo com a grande atuação de Dos Anjos, que não deixava o americano respirar. Os números do combate mostraram a supremacia do brasileiro, que conectou 90 de 171 golpes, contra 53 de 162 do americano. O que mais impressiona é o fato que Dos Anjos revelou ter lutado com o joelho machucado. Na coletiva após a luta, Rafael confidenciou que lesionou o joelho três semanas antes da luta e com medo de agravar a lesão, não treinou wrestling nem jiu-jitsu nessas últimas semanas. Ainda é cedo para pensar em um próximo adversário para o novo campeão, mas há a possibilidade de Rafael enfrentar o vencedor do combate entre Nurmagomedov e Cerrone, que acontece no próximo dia 23 de maio, em Las Vegas, pelo UFC 187.

rafael-dos-anjos

É campeão! Dos Anjos dominou Pettis e sagrou se campeão dos leves no UFC 185. (Foto: UFC)

Rafael dos Anjos conquista o cinturão dos leves
Votar